terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Declaração do Deputado Federal Ivan Valente na Camara

REITORIA DA USP ATACA A LIBERDADE DE ORGANIZAÇÃO SINDICAL

Sr. Presidente, Sras., e Srs. Deputados, assumo esta tribuna para denunciar uma grave arbitrariedade praticada pela Reitoria da USP – Universidade de São Paulo, que demitiu por justa causa o dirigente sindical Claudionor Brandão, do Sindicato dos Trabalhadores da USP, como resultado da conclusão de um processo administrativo aberto em 2005.

Sras. e Srs. Deputados, estamos surpresos com esta medida extrema por parte da Reitoria da universidade. Não cabe a uma instituição de ensino que tem uma tradição democrática como a USP, a prática de medidas que se caracterizam como perseguição política a funcionários e ataque a sua livre organização sindical. Ainda mais em um momento em que aqueles que valorizam, lutaram e lutam pela consolidação da democracia neste país resgatam em nossa memória coletiva os 40 anos da promulgação do AI-5 que impôs um conjunto de medidas de exceção, dentre elas a perda de direitos de associação e organização dos trabalhadores. É lamentável saber que ainda neste ano o Diretório Central dos Estudantes, DCE-Livre "Alexandre Vannucchi Leme", e o Sindicato dos Trabalhadores na USP – SINTUSP- estão sofrendo processo indenizatório em virtude da mobilização da ocupação da reitoria.

Chama a atenção também, o fato de que o anúncio da demissão ocorre às vésperas das festas natalinas, ocasião em que, como é de conhecimento de todos, há um esvaziamento natural da universidade, em função do estabelecimento das férias escolares, ou seja, período especialmente escolhido para dificultar a reação da comunidade a tais medidas.

Mas, não são é só esse o problema enfrentado pelos funcionários, estudantes e docentes da USP, pois estão sendo brindados também neste final de ano com uma proposta de reformulação do estatuto da USP que cria diferenciações injustificáveis na carreira universitária e entre servidores da ativa e inativos. Evidentemente, propostas de alteração do estatuto e da carreira devem ser conduzidas com a mais absoluta transparência, democracia e ampla participação de todos setores envolvidos, o que, infelizmente, não está ocorrendo.

Medidas como estas se coadunam com a visão tecnocrática de administração pública implementada pelo atual Governo do Estado de São Paulo, que adota a lógica de vigiar e punir o funcionalismo público e não de sua real valorização, comprometendo ainda mais a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.Desta forma, Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, fazemos um apelo à Magnífica Reitora da Universidade de São Paulo, Profa. Dra. Suely Vilela, que revogue imediatamente esta injusta demissão e reabra os canais de discussão sobre o futuro da carreira universitária desta importante e prestigiada instituição.

Muito obrigado,
Ivan Valente Deputado Federal – PSOL/SP

Um comentário:

  1. É por isso que Sindicatos hoje estão neste perrengue. Fala-se tanto em democracia , mas o próprio blog já é anti-democrático e reducionista. Contra a demissão do Brandão.

    Eu sou a favor. O cara teve até processo administrativo. Eu quando funcionário nem isso tive. Fui demitido sem justa causa. perdi meu emprego estável porquê O advogado do Sintusp Carlos Roberto de Freitas " esqueceu de recorrer do processo ". Para estrelas do Sintusp. contrata-se advogados safados que inclusive roubaram o Sintusp e os associados com a "conivência da Senhora Neli " que não revogou o nome do advogado que mesmo demitido continou atuando nos processos, a após o trânsito em julgado surrupiou os honorários , lesando dezenas de associados. O Sintusp teve que bancar o prejuìzo. Este Sintusp , na verdade, é um instrumento de luta de anarquistas que deveriam bancar suas revoluções de panfleto, como essas que O Brandão propala aos quatro ventos, com dinheiro deles e não de sócios. Um Brandão da vida nunca vai pegar numa metralahadora , nunca vai entrar em confronto corporal, pois émais fácil , igual já vi muitas vezes incitar estudantes contra a policia e deixar a merda acontecer.Já vi Brandão correr de Policia, isto depois de incitar as pessoas contra ela. Falar grosso é fácil, roncar no microfone é fácil. quero ver ser macho de fazer coisas práticas em vez de revoluções panfletárias. O cara goza com o pingolim dos outros. Assim até eu.

    ResponderExcluir